ATUALIZAÇÃO DO POSTGRESYS – VERSÃO 2.1.0
2 de agosto de 2022TUTORIAL DE TESTE DE ESTRESSE: ENTENDENDO O BÁSICO
2 de agosto de 2022Desafios maiores em uma área majoritariamente executada por homens
Não é exagero dizer: a relação mãe e filho é uma das mais importantes da vida de um indivíduo, por ser o primeiro vínculo estabelecido pela criança. Embora seja uma responsabilidade que costuma ser gratificante e prazerosa, a maternidade pode apresentar alguns percalços no caminho. Conciliar trabalho, carreira profissional, estudos e especializações com o cotidiano de uma criança costuma encabeçar a lista de desafios das mães dos dias atuais. A complexidade, entretanto, vai além da adequação da rotina. Em um estudo da plataforma Vagas.com, mais da metade das mães afirmaram ter passado por alguma situação desagradável no emprego quando estavam grávidas ou ao voltarem do período de afastamento. Entre as principais queixas estão comentários desagradáveis (23,7%), demissão (19,9%) e falta de empatia (16,9%).
Esse cenário é contraposto a partir de organizações que remam contra a maré e promovem iniciativas para inclusão e valorização das figuras maternas no mercado. Uma delas é a Tecnisys, empresa de Tecnologia da Informação com 30 anos de experiência no mercado. Embora dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontem que as mulheres representam só 20% dos profissionais que atuam na área, a realidade é outra, inclusive no comando, os cargos gerenciais são quase em sua totalidade ocupados por mulheres.
Desafios
Michelle Luciani Pires, Analista de QA da Tecnisys, defende que a empresa de TI é um espaço que humaniza o colaborador, independente de cenários pessoais, e o valoriza. “Quando entrei para o quadro da Tecnisys, minha filha tinha apenas 10 anos e como mulher e mãe, atuando na empresa há mais de 11 anos, posso afirmar que trabalhamos em meio a uma cultura de olhar para o funcionário de forma acolhedora. É um ambiente empático que respeita nossas responsabilidades dentro e fora da empresa. Não é à toa que no quadro de gerentes da Tecnisys a maioria é mulher!”, compartilha.
Contudo, o mercado de tecnologia não se mostrou equânime no início da jornada profissional de Michelle e ela acredita que ainda apresenta falta de credibilidade no trabalho feminino. “Em uma entrevista para estágio, ao comentar que tinha uma filha, fiquei dias sem respostas e soube da colega que havia me indicado para a vaga que a colaboradora disse: “estagiário já faz besteira, imagina estagiária com filho?”. Conclusão, nos estágios que consegui, não citei em momento algum a existência de uma filha. Ainda me questiono se essa mesma dúvida seria levantada no caso de um profissional pai”, lamenta a colaborada da Tecnisys.
Equidade
Dayse Cristiane da Silva Castro, Analista de Qualidade de Software, colaboradora da instituição há 12 anos, comenta que a empresa viu sua filha crescer. “Quando iniciei o trabalho na Tecnisys, minha filha tinha apenas 2 aninhos e aqui me sinto em família. Sempre fui acolhida, respeitada e valorizada não só como mulher e mãe, mas também como profissional qualificada. O tratamento é de igual para igual, independente de ser mulher ou mãe. Aqui sou cobrada e reconhecida sem qualquer diferença”, defende.
Ela acredita ainda que a maternidade é um benefício para sua atuação profissional. “Ser mãe me ajudou a desenvolver mais habilidades. Por exemplo, consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo e creio que me tornei mais sensível e empática para lidar com situações críticas e pessoas no trabalho”, acrescenta a analista.
Valorização
Deborah Evangelista é Gerente de Negócios e colaboradora da empresa há 7 anos. Mãe de uma criança de 4 anos, ela conta que a instituição sempre a valorizou como profissional. “Desde o início da minha carreira profissional na Tecnisys, eu recebi oportunidades de evolução funcional. Cerca de 5 meses após o final da minha licença maternidade, eles continuaram apostando em mim, me dando mais uma vez a chance de ser promovida. E desde então já foram mais duas promoções e eu não poderia estar mais feliz!”, comenta.
Para ela, o reconhecimento e apoio da empresa são fundamentais. “Ser mãe no mercado de trabalho é um dilema, sair de casa pela manhã e deixar um pedacinho seu em casa é bem difícil. Porém todo o meu esforço e as minhas conquistas profissionais são por ele. A Tecnisys é um espaço acolhedor, compreensivo e a grande representatividade feminina em cargos de gestão é mais um ponto que me orgulha”, aponta.