A Tecnisys conquista mais um certificado ISO
1 de junho de 2011Case de Sucesso Tecnisys realiza mudanças no MPS
1 de agosto de 2011
“Segurança na internet”, nunca um tema esteve tão atual! Multinacionais como Sony e Nintendo tiveram seus sites invadidos. O governo americano já foi alvo de inúmeros ataques e recentemente o governo brasileio foi mais uma vítima. A rede de TV Fox News também não ficou de fora.
A Tecnisys preparou um manual com os maiores riscos da internet e dicas de como combatê-los. Confira como proteger o seu computador dos hackers, crackers, vírus e qualquer outro tipo de ameaça:
E-mail: para evitar dor de cabeça com e-mails, o melhor é conhecer o remetente e, mesmo assim, todo cuidado é pouco ao acessar links e abrir arquivos anexos.
Links: não confie em pop-ups com mensagens onde você é o visitante número X, ou que ganhou algum prêmio sem ao mesmo ter participado de concursos, esse tipo de mensagens geralmente são fraudes.
Downloads: observe sempre as extensões dos arquivos (.jpg, .gif, .mp4, .rpm, .doc, etc), muitas vezes somos vítimas de vírus que estão disfarçados de arquivos comuns. Por exemplo, se ao tentar fazer o download de alguma foto, você verificar que a extensão da foto é .exe ou .cmd (e não .jpg ou .gif), certamente o arquivo citado é vírus.
Anti-vírus: ter um anti-vírus é de extrema necessidade, porém ter só não basta! É preciso mantê-lo sempre atualizado para que possíveis novos vírus possam ser detectados.
Chats/Redes Sociais: neste caso o grande problema é a exposição de dados pessoais. Nome completo, endereço, telefone, ou maiores detalhes devem ser reservados e apenas divulgados à pessoas próximas.
Senhas: ao criar senhas evite usar nomes de parentes, número de telefone e datas de aniversário. Uma sugestão para criar uma senha segura é utilizar caracteres alfanuméricos. Ex.: M@ster, inform@tic@.
Compras: para sites de compras o ideal é verificar referências, ter cuidado em promoções bem abaixo do valor real.
Bancos: nunca acesse sites bancários de computadores que não sejam seus. Ao digitar a senha de acesso à conta online, erre a senha na primeira vez (só na primeira, uma vez que você só possui apenas 3 tentativas). Isso deve ser feito para testar a confiança do banco, existem fraudadores que criam sites idênticos aos bancários, se ao digitiar a senha errada não aparecer nenhuma mensagem de erro, possivelmente este site não é confiável.