As redes sociais mais inusitadas de toda internet
1 de julho de 2011Red Hat Winner Partner Training 2011
1 de setembro de 2011
A sobrevivência do livro é questionada desde a invenção do rádio, seguida da televisão, do computador e agora dos e-books. Seria o fim de 6 séculos de impressos?
De origem inglesa, o e-book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico. Trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a única diferença de estar no formato digital e não em papel, como no livro tradicional.
O e-book traz inúmeras vantagens, dentre elas, as possibilidades de enriquecer o texto deixando-o interativo por meio de adicionais multimídia, como vídeos, links para páginas na web, jogos e outros. Também é preciso lembrar que utilizando o livro eletrônico, qualquer obra pode ser adquirida em questão de segundos e de qualquer lugar do mundo. Além da facilidade de transporte, fazendo com que milhares de e-books possam ser levados em apenas um dispositivo móvel.
E para finalizar, o preço. A nova opção, por conta da facilidade de divulgação e por seu baixo custo de produção, normalmente sai muito mais baratos que modelos impressos.
De um lado a modernidade, mas do outro, a nostalgia. Há aqueles que não querem se desligar dos impressos, com suas capas coloridas, cheiro de tinta e uma experiência de tato ainda inigualável.
No meio dessa batalha quem ganha é o leitor que souber usufruir das duas opções, fazendo um elo entre o passado e o futuro, tudo em nome do hábito da leitura.