Fábrica de Testes


Planejamento, especificação e execução de testes de software, utilizando metodologia compatível com os principais modelos de maturidade, com o auxílio de ferramentas automatizadas.

 

Testes de Documentação: Verificação da documentação produzida pela equipe de desenvolvimento com o objetivo de aferir se a mesma está de acordo com os padrões estabelecidos, identificar antecipadamente falhas de modelo, preenchimento e inconsistências nos artefatos gerados.

 

Teste Funcional/de Aceitação: Assegurar que a funcionalidade do sistema, sítio, portal ou aplicativo móvel, incluindo navegação, entrada de dados, processamento e resposta, verificando se a aplicação está pronta e pode ser utilizada pelos usuários finais.

 

Teste de Performance/Desempenho: Validar comportamentos da aplicação sob condições normais e em situações de extrema utilização.

 

Teste de Carga: Validar a aplicação sob carga de utilização variável e extrema.

 

Teste de Interface de Usuário: Validar se a navegação através da aplicação reflete corretamente as especificações dos requisitos, além de uso dos métodos de acesso (teclas tab, movimentos de mouse, teclas de atalho, etc.). Além disso, deve-se verificar a conformidade com padrões de mercado, do Cliente e governamentais, dentre eles o e-MAG – Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG).

 

Teste de Falha e Recuperação: Validar se o processo de recuperação (manual ou automático) restaurou corretamente os dados diretamente afetados em caso de falha.

Teste de Segurança: Verificar se os requisitos de segurança estabelecidos pelas normas e diretrizes do Cliente estão sendo atendidos. Inclui-se neste tipo de teste a inspeção de códigos-fonte para garantia de desenvolvimento de software seguro.

 

Teste de Integridade de Dados: Garantir que os métodos e processos de acesso aos bancos de dados funcionem adequadamente e sem corromper os dados.

 

Teste de Regressão: Garantir que manutenções (corretivas e/ou evolutivas) não tenham afetado alguma funcionalidade existente.

Os testes podem ser realizados no ambiente do Cliente ou nas instalações da Tecnisys.

 

Por que investir em uma Fábrica de Testes?


A identificação antecipada de falhas em produtos de software, realizada por equipe especializada, permite a realização dos ajustes ainda nas fases iniciais do projeto, incidindo diretamente na redução de esforço das manutenções corretivas e consequentemente na redução dos custos da organização durante o ciclo de vida das aplicações.

 

A independência de testes possibilita que o planejamento, análise e execução de atividades de verificação e validação, sejam executados através da utilização de técnicas e boas práticas de mercado sem que haja grandes interferências por parte da equipe de desenvolvimento e dos usuários finais.

 

A utilização de metodologia própria, compatível e adaptável às necessidades de cada Cliente, possibilita o monitoramento e medição dos projetos de testes de maneira mais precisa, provendo às partes interessadas do projeto uma visão mais ampla em relação ao ciclo de desenvolvimento de software e de suas respectivas métricas de qualidade.

entre em contato

Clique aqui e nossa equipe irá atendê-lo e tirar todas as dúvidas sobre essa e outras soluções.