O Cliente

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

 

  • Missão do CNJ - Contribuir para que a prestação jurisdicional seja realizada com moralidade, eficiência e efetividade em benefício da Sociedade;
  • Visão do CNJ - Ser um instrumento efetivo do Poder Judiciário.

 

O CNJ desenvolve e coordena vários programas de âmbito nacional que priorizam áreas como Gestão Institucional, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Tecnologia. Entre eles estão: Conciliar é Legal, Metas do Judiciário, Lei Maria da Penha, Pai Presente, Começar de Novo, Justiça Aberta, Justiça em Números.

 

Visão geral e desafios

 

Com o objetivo principal de manter os sistemas disponíveis para seus usuários, sendo um deles, o Processo Judicial Eletrônico – Pje, este case contempla apenas no que diz respeito ao sistema de gerenciamento de banco de dados PostgreSQL.

 

Como se trata de uma aplicação de missão crítica é necessário garantir a alta disponiblidade, neste sentido a Tecnisys junto ao CNJ definiram o escopo desta arquitetura proposta, contemplando um servidor de banco de dados (Master), uma réplica do servidor de banco de dados (Standby), gerenciadores de pool de conexões (Pgbouncer), um gerenciador de backup e automatização contra falhas (witness), para garantir a alta disponibilidade do sistema PJe.

 

Objetivos


  • Implementação de um cluster em alta disponibilidade;
  • Criação e configuração do servidor de banco de dados;
  • Gerenciamento de Failover no ambiente de produção;
  • Gerenciamento de Pool de conexões;
  • Gerenciamento automático de backup e recovery centralizado.

 

A solução

 

A implementação de três ferramentas, PgBouncer, Repmgr e Barman, foram essenciais para a solução do problema, uma vez que elas suavizam novas conexões, gerenciam backups e restaurações, monitoram os clusters e realizam processo de failover, atendendo todas as requisições de arquitetura do cliente.

 

PgBouncer - um pool de conexões para o PostgreSQL, para diminuir o impacto causado pela abertura de novas conexões, no servidor uma vez que essa abertura é onerosa, pois em toda nova conexão é necessário abri-lá e encerra-lá ao seu término.

 

Barman - ferramenta de gerenciamento de backups e recovery, utilizado no servidor Witness, centralizando esses processos.

 

Repmgr - ferramenta de monitoramento do cluster que informa o status dos servidores e efetua processo de failover em casos de indisponibilidade do servidor Master, também instalado no servidor Witness.

 

Conquistas

 

  • Implementação do servidor master, que recebe as requisições;
  • Implementação do servidor standby, que recebe os dados duplicados;
  • Implementação do servidor Witness, que faz o monitoramento dos servidores para o failover em caso de falha e gerenciamento de backup;
  • Replicação automática dos dados recebidos no servidor Standby utilizando stream;
  • Automatização da promoção de Standby a Master, caso haja falha;
  • Diminuição do gargalo de utilização de recursos, através do uso de pool de conexões;
  • Gerenciamento de backup e de recovery.

 

Melhores Práticas

 

A implementação das ferramentas deve estar sempre em pleno funcionamento, sempre mantendo as estruturas com uma boa manutenção.

 

Aspectos positivos com potencial de aumentar a maturidade da equipe

  • Promover o conhecimento dos processos de funcionalidade dos bancos de dados PostgreSQL;
  • Importância de planejar a arquitetura e execução de testes antes da implementação;

 

Melhores Práticas

  • Manter a ferramenta sempre atualizada;
  • Implementação de Políticas (Backup, Recovery e Segurança);
  • Registrar qualquer alteração na configuração;
  • Seguir as orientações do fabricante ou comunidade.

 

Principais Atividades Executadas

 

  • Reunião de alinhamento de necessidades e análise de infraestrutura;
  • Reunião de definição de escopo;
  • Reunião de otimização do uso das ferramentas;
  • Criação de modelos de proposta de solução;
  • Visita para análise de configuração de ambiente;
  • Contato por meio de áudio conferência.

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