O Cliente

 

Fundado em 1984, por Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Sabin Medicina Diagnóstica é reconhecido por instituições nacionais e internacionais pela qualidade dos seus serviços de saúde, gestão de pessoas, responsabilidade socioambiental e pesquisas técnico-científicas.

 

Presente nas cinco regiões do Brasil, o Sabin conta com mais de 200 pontos de atendimento de uma rede que cresce dia a dia. Hoje, além das análises clínicas que estão na origem da instituição, o Sabin ampliou o seu conjunto de produtos e serviços, oferecendo diagnóstico por imagem, serviço de vacinação e check-up executivo.

 

Visão geral e desafios

 

O Sabin é um laboratório de renome que está no mercado à 30 anos e presa pela excelência junto aos seus clientes, funcionários e fornecedores. Devido ao seu crescimento nos últimos anos e com a expansão de vários laboratórios por todo o território do Distrito federal e no Brasil, foi identificado a necessidade de um investimento na modernização e ampliação da infraestrutura e de seu parque tecnológico.

 

O grande desafio foi o planejamento e a implantação da nova infraestrutura com um Data Center robusto, moderno e com tecnologias de ponta.

 

Objetivos


  • Infraestrutura mais rápida e escalonável;
  • Garantir alta disponibilidade;
  • Implementar novas soluções de Clusterização;
  • Redução considerável de falhas e indisponibilidade dos ambientes;
  • Acompanhamento pós-implementação.

 

A solução

 

A elaboração do projeto de reformulação do Data Center foi um diferencial para o departamento de TI do Sabin, onde as novas instalações e configurações dos sistemas operacionais, tunning de servidores, testes em todo o ambiente e todo o apoio dado às outras equipes pelos consultores da Tecnisys, garantiram a concretização do objetivo inicial e a satisfação do cliente.

 

Conquistas:

 

  • Redução no tempo de rotinas de backup;
  • Redução no tempo de reestabelecimento de serviços em caso de janelas de manutenção;
  • Garantia da alta disponibilidade(High Availability);
  • Menor ponto crítico de falha(SPOF - Single Point Of Failure);
  • Menor latência de comunicação entre os sistemas e servidores;
  • Maior poder de processamento.

 

 

Melhores Práticas


O processo da equipe de consultoria da Tecnisys segue as melhores práticas para a segurança, qualidade e transparência dos procedimentos executados, com o intuito de garantir a entrega do projeto e todo o repasse de conhecimento para a equipe de TI do Sabin.

 

Aspectos positivos com potencial de aumentar a maturidade da equipe:

  • Promover o conhecimento dos processos de funcionalidade das plataformas de software livre;
  • Inserir na empresa o contexto de melhores práticas adotadas no mercado atualmente;
  • Planejar o procedimento de execução das atividades em tempo hábil e com segurança.

 

Melhores Práticas:

  • Elaboração de documento contendo os procedimentos executados;
  • Elaboração de proposta técnica de execução contendo os riscos do projeto;
  • Realização de reuniões e entrevistas com as áreas envolvidas;
  • Realização de desenho da topologia dos servidores;
  • Elaboração do processo de execução das atividades de implementação;
  • Configuração das ferramentas e tunning;
  • Execução de testes de alta disponibilidade (HA - High Availability);
  • Avaliação de ponto crítico de falha (SPOF - Single Point Of Failure);
  • Repasse de conhecimento dos procedimentos executados.

 

Principais Atividades Executadas


  • Automação e execução em massa de instalação de Sistemas Operacionais Linux;
  • Instalação, tunning e hardering de serviços;
  • Configuração de repositório local;
  • Reuniões de apresentação das soluções implementadas;
  • Elaboração de propostas de melhoria;
  • Execução de testes de carga;
  • Elaboração e entrega de documentações das ferramentas implementadas;
  • Implantação de gerenciador de identidade;
  • Implantação de servidor de auditoria;
  • Clusterização de serviços e aplicações, com volumes flutuantes e ações de fence;
  • Tunning de sistema operacional, com revisão de semáforos e configuração de interfaces bond;
  • Evolução do ambiente de rede com a criação de um novo servidor DNSSEC;
  • Análise de vulnerabilidade de segurança da rede.

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