O Cliente

 

O Conselho da Justiça Federal é o órgão central das atividades sistêmicas da Justiça Federal, cabendo-lhe a supervisão administrativa e orçamentária, com poderes correcionais, cujas decisões possuem caráter vinculante, ou seja, são de observância obrigatória por todas as unidades da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, conforme estabelece o art. 105, parágrafo único, inc. II, da Constituição Federal e no art. 3º da Lei n. 11.798/2008.

 

Integram a estrutura orgânica do Conselho a Corregedoria-Geral da Justiça Federal, o Centro de Estudos Judiciários e a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais. O Colegiado do CJF é formado pelo presidente e pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), três outros ministros deste mesmo tribunal e pelos presidentes dos cinco tribunais regionais federais (TRFs) do país.

 

Visão geral e desafios

 

O Conselho da Justiça Federal é considerado um dos órgãos de correção da Justiça Federal e entre os seus desafios está o combate à corrupção e improbidade administrativa por meio da agilidade aos trâmites processuais na busca do julgamento célere das ações de improbidade administrativa e dos crimes contra a administração pública, fortalecendo assim os órgãos de controle da Justiça Federal (Controle Interno, corregedorias e ouvidorias). Além disso, é primordial ao Conselho da Justiça Federal dar total transparência de suas ações, tanto para seus usuários internos como externos.

 

Em virtude do volume elevado de busca por informação dos usuários acima citados, sobre como o Conselho da Justiça Federal está realizando seus desafios, surgiu então a necessidade do órgão em ter uma solução que garantisse maior visibilidade às suas ações e decisões.

 

Objetivos

 

  • Dar visibilidade a todas as Ações do Conselho da Justiça Federal;
  • Atendimento as exigências da Lei nº 12.527 ;
  • Divulgação do Plano Estratégico do Conselho da Justiça Federa - CJF com os desafios do Órgão para o período de 2015 a 2020.

 

 

A solução

 

A solução encontrada foi o desenvolvimento de um novo Portal Corporativo que permitiu aos usuários do Conselho da Justiça Federal uma navegação com uma aparência mais atrativa e dinâmica e com páginas eletrônicas mais velozes. Esta nova plataforma seguiu os padrões de Identidade Visual definida pelo Governo Federal.

 

Conquistas:

 

  • Acessibilidade: O Portal atende todas as regras de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos promovendo a inclusão social;
  • Integrações sociais: O portal possui integração com as principais Redes Sociais (Facebook, Twitter e Youtube);
  • Tecnologia responsiva: o Portal utiliza tecnologia responsiva, o que significa que o layout das páginas será adequado automaticamente ao tamanho das telas dos dispositivos usados pelos usuários, sejam tablets, smatphones ou notebooks, tornando a experiência de navegação mais agradável, rápida e leve;
  • Newsletter: O Portal também contém uma área para assinatura de notícias, sendo possível ser notificado via e-mail a cada novidade sobre o CJF;
  • Temas representativos: Sistema desenvolvido para facilitar a busca pelas informações dos temas representativos da controvérsia;
  • Gerência simplificada: Através do CMS Plone a gerência do Portal é feita pela área de Assessoria e Comunicação do CJF, tornando a gestão do conteúdo não dependente de conhecimentos técnicos;
  • Arquitetura da informação: Com a expertise da equipe da Tecnisys foi possível organizar os conteúdos do Portal com o intuito de aumentar a qualidade de comunicação das informações.

 

 

Melhores Práticas

 

O Processo de desenvolvimento de Software Tecnisys segue as melhores praticas do mercado.

 

Aspectos positivos com potencial de aumentar a maturidade da equipe:

  • Melhor gerenciamento e controle de acesso ao portal pela equipe do CJF;
  • Independência, simplicidade e rapidez na administração de conteúdo, pois, cada área passou as ser responsável pela inserção de conteúdos no portal.

 

Melhores Práticas

  • Usabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Padronização;
  • Responsividade (adaptável a todos os tipos de aparelhos);
  • Realização de reuniões e entrevistas com as áreas envolvidas;
  • Metodologia Ágil de desenvolvimento.

 

Principais Atividades Executadas

 

  • Estudo da antiga ferramenta/portal do CJF;
  • Reuniões e Entrevistas com as Áreas Envolvidas;
  • Elaboração da Proposta Técnica;
  • Desenvolvimento da aplicação
  • Execução de Teste Funcional Manual;
  • Execução e Teste Unitários Automatizado;
  • Deploy em produção.

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